segunda-feira, 28 de maio de 2012


Apresentação
Foi observado que a maioria dos alunos tem defasagem em leitura e interpretação de texto por não terem o hábito da leitura. Gilberto Freyre, foi um dos maiores defensores dos quadrinhos no Brasil, que classificava como sendo uma “ponte para a leitura” além de desenvolver a criatividade.
As HQ (Histórias em Quadrinhos) são indicadas pelos PCNs (Parâmetro Curricular Nacional), que podem e devem ser usadas nas escolas. Este projeto interdisciplinar visa estudar e desenvolver a estrutura básica dos quadrinhos na disciplina de artes em conjunto com o letramento (uma parte da alfabetização), expondo os alunos a um agradável gênero textual. Através da leitura e interpretação das histórias, passando pela desconstrução, compreensão e análise dos principais elementos visuais utilizados na produção dos quadrinhos tendo como objetivo final o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de comunicação através deste gênero textual, com a produção de uma pequena história em quadrinhos.

Objetivo
Desenvolver nos alunos o interesse e o gosto pela leitura, a capacidade de comunicação através de gêneros textuais.
Estimular a criatividade e o senso critico de cada aluno com o trabalho de produção de textos, criação de personagens e produções visuais.
Desenvolver nos alunos a autoconfiança e a autoestima, fazendo com que confiem em si mesmos, pois são capazes de ler, interpretar, opinar, escrever e criar desde que lhes dêem uma oportunidade.

Metodologia
Familiarização com o gênero disponibilizando gibis para as crianças folhearem e ler:
Leitura individual.
Leitura em voz alta.
Interpretação da sequência dos quadrinhos.
Escolha do personagem favorito.
Escolha da história favorita.
Estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.

Dialogo com o grupo sobre o que é uma história em quadrinhos:
Pesquisa sobre os tipos de gráficos de balões
Pesquisa sobre as onomatopéias utilizadas.
Análise dos diálogos e sua diferença entre um texto narrativo.
Interpretação da sequência dos quadrinhos.
Análise das relações das cores, falas e cenas, intenções e significados.

Desenvolver individualmente uma história em quadrinhos inédita, com sues próprios personagens.


Instrumentos/ materiais
O conteúdo a ser trabalhado será diversificado, contendo músicas, filmes, imagens (pinturas e fotografias), livros, poesias, aulas na sala de informática, dicionário eletrônico, internet... Material a ser analisado e desenvolvido.
Práticos: envolvendo o cotidiano dos alunos (bilhetes, anúncios, propagandas, musicas, filmes...).
Informativos: Levar aos alunos a descobertas e conhecimentos (jornal, internet, revistas e folhetos que explorem o gênero...).
Literário: Leitura prazerosa (esportes, revistas em quadrinhos, internet...).
Extra Verbais: utilizando código não linguístico (pinturas, esculturas, fotos e vídeos...).

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, Tatiane.
    Espero que a página continue mesmo depois do término de nossa disciplina.
    Abraço.
    Netinho Maia, Tutor UAB/UnB.

    ResponderExcluir