a preparação do local e do material
Contei com o apoio de todos os
colaboradores da escola onde trabalho, a diretora Hilda me deu total liberdade
para que eu pudesse conciliar este projeto com o trabalho que já vinha
desenvolvendo com os alunos, todo material utilizado foi fornecido pela própria
escola, à impressão das atividades, as revistas utilizadas para leitura e
recorte além dos materiais tradicionais.
O espaço que ocupei para o
desenvolvimento do meu projeto é uma pequena sala que comporta 17 alunos, um
local pequeno e confortável que me deixou muito à-vontade.
o acolhimento da turma
Como eu já trabalho com esta turma
desde Março deste ano, os alunos não apresentaram nenhuma resistência sobre o
desenvolvimento das atividades relativas a este projeto, a maioria apresentou
resultados satisfatórios dentro das minhas expectativas para cada idade e
obtiveram um relativo nível de produção, sem grandes defasagens. As exceções
foram aplicadas aos alunos que ainda não são alfabetizados, isso trouxe a
necessidade de que, em algumas ocasiões, eu prepare-se atividades diferenciadas
a estes alunos.
o desenvolvimento do trabalho
O Desenvolvimento deste trabalho levou
aproximadamente quatro semanas sendo duas aulas de um hora cada por semana,
onde dentro de cada oficina eu trabalhei o conceito de Artes e de Letramento em
seus respectivos dias.
Atividades
desenvolvidas nas aulas de Letramento:
1ª
aula - O contato
inicial que seria a familiarização com o gênero foi realizado logo na primeira aula,
foi oferecido aos alunos aproximadamente 25 (vinte e cinco) revistas para que
todos tiveram total liberdade para lerem e folhearem quantos gibis tivessem
vontade, considero que esta seja a etapa mais importante de todo o projeto,
este contato com os quadrinhos foi muito prazeroso, as crianças contavam umas
para as outras as histórias, também liam junto com os alunos que apresentaram
certa dificuldade na leitura, com isso houve uma grande interação entre as
turmas.
2ª
aula - Neste momento
aos alunos foram apresentados aos diferentes tipos de balões, utilizamos as
revistas como material para análise de seus usos.
3ª
aula - Utilizando
novamente as revistas como material de apoio, analisamos e estudamos o
deferentes tipos e usos das onomatopéias.
4ª
aula - Analisamos
todas as histórias que não continham falas, e foi proposto para que todos
escrevessem as falas que estavam faltando.
Atividades
desenvolvidas nas aulas de Artes:
1ª
aula - Houve o mesmo
momento de familiarização com as histórias em quadrinhos.
2ª
aula - Os alunos
foram apresentados a um conceito básico de cores, onde estudamos os
significados das cores primárias e secundarias.
3ª
aula - Através de
corte e colagem os alunos reorganizaram imagens e criaram pequenos diálogos
baseados na organização destas imagens.
4ª
aula – Nesta ultima
foi proposto aos alunos que produziram pequenas tirinhas, seguindo apenas
recomendação de utilizarem no mínimo dois tipos de balões, o tema e os
personagens foi de livre escolha dos próprios alunos.
a metodologia
Não encontrei grandes dificuldades para o
desenvolvimento desta metodologia programada por mim, salvo as exceções dos
alunos não alfabéticos, que necessitaram atividades especiais para o
desenvolvimento de suas dificuldades e que mesmo com isso participaram dos nos
momentos de interação e discussão sobre os quadrinhos.
Metodologia aplicada:
Familiarização com o gênero disponibilizando gibis
para as crianças folhearem e ler
Leitura individual
Leitura em voz alta
Interpretação da sequência dos quadrinhos
Escolha do personagem favorito
Escolha da história favorita
Estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de
Souza.
Dialogo com o grupo sobre o que é uma história em
quadrinhos:
Pesquisa sobre os tipos de gráficos de balões
Pesquisa sobre as onomatopéias utilizadas.
Análise dos diálogos e sua diferença entre um texto
narrativo.
Interpretação da sequência dos quadrinhos.
Análise das relações das cores, falas e cenas,
intenções e significados.
Desenvolver individualmente
uma história em quadrinhos inédita, com sues próprios personagens.
Estas fotos são de alguns alunos com os quais desenvolvi este projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário