sexta-feira, 15 de junho de 2012


a preparação do local e do material
Contei com o apoio de todos os colaboradores da escola onde trabalho, a diretora Hilda me deu total liberdade para que eu pudesse conciliar este projeto com o trabalho que já vinha desenvolvendo com os alunos, todo material utilizado foi fornecido pela própria escola, à impressão das atividades, as revistas utilizadas para leitura e recorte além dos materiais tradicionais. 
O espaço que ocupei para o desenvolvimento do meu projeto é uma pequena sala que comporta 17 alunos, um local pequeno e confortável que me deixou muito à-vontade. 

o acolhimento da turma
Como eu já trabalho com esta turma desde Março deste ano, os alunos não apresentaram nenhuma resistência sobre o desenvolvimento das atividades relativas a este projeto, a maioria apresentou resultados satisfatórios dentro das minhas expectativas para cada idade e obtiveram um relativo nível de produção, sem grandes defasagens. As exceções foram aplicadas aos alunos que ainda não são alfabetizados, isso trouxe a necessidade de que, em algumas ocasiões, eu prepare-se atividades diferenciadas a estes alunos.

o desenvolvimento do trabalho
O Desenvolvimento deste trabalho levou aproximadamente quatro semanas sendo duas aulas de um hora cada por semana, onde dentro de cada oficina eu trabalhei o conceito de Artes e de Letramento em seus respectivos dias.

Atividades desenvolvidas nas aulas de Letramento:
1ª aula - O contato inicial que seria a familiarização com o gênero foi realizado logo na primeira aula, foi oferecido aos alunos aproximadamente 25 (vinte e cinco) revistas para que todos tiveram total liberdade para lerem e folhearem quantos gibis tivessem vontade, considero que esta seja a etapa mais importante de todo o projeto, este contato com os quadrinhos foi muito prazeroso, as crianças contavam umas para as outras as histórias, também liam junto com os alunos que apresentaram certa dificuldade na leitura, com isso houve uma grande interação entre as turmas.
2ª aula - Neste momento aos alunos foram apresentados aos diferentes tipos de balões, utilizamos as revistas como material para análise de seus usos.
3ª aula - Utilizando novamente as revistas como material de apoio, analisamos e estudamos o deferentes tipos e usos das onomatopéias.
4ª aula - Analisamos todas as histórias que não continham falas, e foi proposto para que todos escrevessem as falas que estavam faltando.

Atividades desenvolvidas nas aulas de Artes:
1ª aula - Houve o mesmo momento de familiarização com as histórias em quadrinhos.
2ª aula - Os alunos foram apresentados a um conceito básico de cores, onde estudamos os significados das cores primárias e secundarias.
3ª aula - Através de corte e colagem os alunos reorganizaram imagens e criaram pequenos diálogos baseados na organização destas imagens.
4ª aula – Nesta ultima foi proposto aos alunos que produziram pequenas tirinhas, seguindo apenas recomendação de utilizarem no mínimo dois tipos de balões, o tema e os personagens foi de livre escolha dos próprios alunos.

a metodologia
Não encontrei grandes dificuldades para o desenvolvimento desta metodologia programada por mim, salvo as exceções dos alunos não alfabéticos, que necessitaram atividades especiais para o desenvolvimento de suas dificuldades e que mesmo com isso participaram dos nos momentos de interação e discussão sobre os quadrinhos.

Metodologia aplicada: 

Familiarização com o gênero disponibilizando gibis para as crianças folhearem e ler
Leitura individual
Leitura em voz alta
Interpretação da sequência dos quadrinhos
Escolha do personagem favorito
Escolha da história favorita
Estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.

Dialogo com o grupo sobre o que é uma história em quadrinhos:
Pesquisa sobre os tipos de gráficos de balões
Pesquisa sobre as onomatopéias utilizadas.
Análise dos diálogos e sua diferença entre um texto narrativo.
Interpretação da sequência dos quadrinhos.
Análise das relações das cores, falas e cenas, intenções e significados.

Desenvolver individualmente uma história em quadrinhos inédita, com sues próprios personagens.





Estas fotos são de alguns alunos com os quais desenvolvi este projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário